A atuação em fonoaudiologia escolar/educacional contempla ações de promoção de saúde, assessoria, orientação e identificação de características/alterações na área de voz, linguagem, comunicação oral e escrita e audição, tendo como população-alvo alunos,professores, pais, auxiliares em educação, demais profissionais que atuam no ambiente escolar e gestores de instituições públicas e privadas. É de competência do fonoaudiólogo desenvolver ações de consultoria, assessoria e gerenciamento, com participação direta ou indireta em equipe de orientação e planejamento escolar, inserindo aspectos preventivos ligados a assuntos fonoaudiológicos. O capítulo II, artigo 3º da Lei 6965 de 9 de dezembro de 1981 estabelece sua atuação dentro do ambiente educacional e a publicação "Fonoaudiologia na Educação" de 2010 do Conselho Regional de Fonoaudiologia, 2ª região/SP , disponível em https://www.fonosp.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2010/04/livro-fonoaudiologia-na-educacao.pdf
A construção do conhecimento da criança deve acontecer de forma natural e prazerosa, assim como a aprendizagem no ambiente educacional. A Fonoaudiologia pode ajudar no processo de aprendizagem? O fonoaudiólogo educacional é um importante aliado dos educadores por agregar conhecimentos tanto da área da Educação como da Saúde. Ele pode contribuir prestando assessoria ou consultoria aos sistemas de ensino, aos gestores e demais membros da comunidade escolar, como também pode atuar junto à equipe pedagógica ou junto aos alunos e familiares de cada unidade educacional, em todos os níveis de escolaridade e em qualquer modalidade de ensino.
O objetivo do fonoaudiólogo educacional é contribuir com o processo de ensino-aprendizagem desenvolvendo ações que visam à promoção da linguagem oral e escrita, audição, comunicação suplementar e alternativa, LIBRAS, adaptações curriculares, assim como nos cuidados com a respiração, voz e alimentação, participando de programas de inclusão e de equipes de atendimento educacional especializado, entre outros, por meio da parceria com educadores, gestores, órgãos públicos, alunos, pais e comunidade.
Dentre várias ações, destaca-se a participação no planejamento, desenvolvimento e execução de programas integrados ao plano pedagógico do professor, a participação na equipe educacional favorecendo o compartilhamento de práticas e olhares para os diferentes segmentos educacionais e análise de dados da rede de ensino e elaboração de propostas para políticas públicas, entre outros.